sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Festa da Várzea

Não poderia tratar de outro assunto, neste começo de final de semana, que não da gloriosa Festa da Várzea do Cedro, que é um vilarejo (ou subdistrito) às margens da Rota do Sol, entre os distritos de Tainhas e do Lajeado Grande.

As Festas em honra a São Luiz Gonzaga sempre movimentaram o povo de São Chico, principalmente os de Fora que moravam pela volta ou que, por tradição familiar, sempre enalteceram a Igrejinha da Várzea do Cedro.

Passados os festejos de final de ano, a expectativa sempre foi para os festejos da Várzea. Churrasco flor dos buenos, maionese, pastel, futebol e fandangos de primeiríssima qualidade. Quantos churrascos de ovelha lá comi. Quantos bailes com casa cheia lá dancei.

Tempo buenacho uma barbaridade!

Mas aí as festas de igreja caíram em desgraça e com a Várzea não foi diferente. Após um tempo sem realização, voltou ano passado em data ainda fora da sua tradição que é o mês de janeiro. Pois agora, sim, finca raízes no seu período certo e amanhã e domingo, o povaréu da região e as famílias tradicionais voltam a se reunir á sombra dos eucaliptos da Várzea do Cedro.


A festa começará e terminará com qualidade. O baile do sábado e a bailanta do domingo também será tradicional: Grupo Cordiona. A expectativa é por saber se o Porca Véia irá aparecer ou não.

Será um final de semana memorável e todos os caminhos nos levam à Varzea do Cedro que, no balanço dos gaiteiros, retomará deus dias de glória.

Todos os caminhos nos levam a... Todos já sabem!

Boa festa a todos nós! 

Nenhum comentário: