segunda-feira, 27 de junho de 2016

Veranico

Brincava, ontem, com um conhecido que a esta época do ano temperatura máxima acima dos 20ºC, lá em São Chico, já pode se considerar dia de verão. E de fato pode mesmo, afinal, não raro nos meses mais quentes do ano temos temperaturas máximas que giram em torno disso. O mesmo não se pode dizer da região metropolitana, pois no verão as temperaturas são quase sempre escaldantes. 

Pois daí ouvi no rádio hoje pela manhã que teremos dias mais amenos pelo vale, nos próximos dias. Na internet fala-se em temperaturas acima de 25ºC, mais para o fim da semana. A julgar que até poucos dias atrás as manhãs e tardes eram geladas, com temperaturas, inclusive, não passando muito dos 10ºC de máxima, ouso dizer que este ano teremos um veranico, entre junho e julho.

Não será raro, poi lembro muito bem que em 2008, se a memória não me falha, estive numa Festa do Peixe, em Tramandaí, por esta época do ano, e tenho fotografia de manga curta à beira do mar.

Então, é de se aproveitar os dias quentes enquanto eles perdurarem. Depois, segue o baile (gelado).

***

Como um colorado realista que sou (para não dizer cético), imaginei desde sempre que a liderança do campeonato era enganatória. Não sei o que vai acontecer no final, mas me parece que o time que ganhou apenas 1 ponto nos últimos 9 que disputou é o mais próximo da realidade do que aquele que conseguiu as façanhas de ganhar do São Paulo e do Santos fora de casa.

Enfim, um time totalmente inconstante. 

Tomara que eu esteja errado. 

***

Na próxima sexta-feira já estaremos no mês de julho. Não existe mais ano que passe devagar. Quando eu era estudante, parece que as férias de inverno jamais chegavam ou o semestre da faculdade nunca tinha fim. 

Hoje em dia, quisera os meses tivessem alguns dias a mais para equilibrar as contas e os prejuízos. hehehe.

E que venha o natal...

***

Embora já não tenha muita paciência para a política, confesso que o fato do período eleitoral começar praticamente em agosto, neste ano, trás um "quê" de marasmo. Noutros tempos, a esta época do ano, ao menos já sabíamos os candidatos; e a campanha contando as horas para ganhar as ruas, ressuscitando velhas rusgas e criando outras tantas.

Mas, ao fim ao cabo, me parece melhor assim. Tem-se menos tempo para por a pique velhas amizades.

Boa semana a todos. 

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dia de João

Hoje é dia de São João. A cultura das festas juninas é muitíssimo mais apreciada no Nordeste do Brasil. Por aqui, faz a alegria da criançada nas escolas e é chance de renda extra para um clube ou outro. Imagino que no Ceará a festa seja impressionante.

Por aqui o que me perturba é a ideia de vestir as crianças de "gaúcho" para simbolizar o São João. A figura da festa, como todos devem saber, está ligada ao caipira, ao homem da roça. Roupas surradas, camisa xadrez e chapéu de palha. Bota e bombacha não é, pois e certamente, adereço de São João. Andar pilchado não é andar fantasiado, assim como se vestir como caipira ou colono também não o é.

É preciso sabermos respeitar as coisas, os costumes e as pessoas. O problema é que respeito, nesse país, não é algo levado muito a sério.

***

Embora hoje seja sexta-feira, dia tradicional de assuntos mais leves por aqui, impossível deixar de referir acerca de força tarefa capitaneada pelo Ministério Público Federal que gerou operação da Polícia Federal que está investigando esquema de superfaturamento de shows de grandes artistas nacionais em pequenos municípios de todo o país. A matéria é do UOL, de 23/06/2016:


Pois é.

Estes dias mesmo surgiu uma intensa discussão acerca de um show do artista da moda, justamente no São João, em Caruaru/Pernambuco, custando a bagatela de 575 mil reais.

Pois é.

***

São João rima com quentão, pinhão, pipoca e outras guloseimas. Por falar nisso, li dia desses que no inverno nós aqui do Rio Grande ganhamos, em média, 3kg a mais de peso. To lascado, afinal, ganhei tudo isso antes mesmo do inverno começar. Bah...

Projeto verão 2017 já está seriamente comprometido.

Bom final de semana a todos.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Pala Velho

Pois hoje, enfim, entramos no inverno, embora nos últimos quarenta ou cinquenta dias o frio já esteja latente. Neste ano não tivemos o tradicional veranico de maio, para se ter uma ideia. Pois ouvi no rádio hoje em dia que semana que vêm as temperaturas devem bater recorde negativo do ano, isso até agora, obviamente.

Ouvi de duas fontes sobre o clima do inverno que adentra aos ranchos, em definitivo, hoje, duas versões sobre a estação mais fria em 2016. Uma dá a entender que só lá por setembro, às voltas da primavera, é que teremos uma trégua. A mais confiável disse que seguiremos assim, com dias de frio intenso, alguma amenidade e depois uma nova rodada de o mais do mesmo; porém, lá pela metade de agosto, a coisa começa a ficar menor acentuada.

Negócio é esperar e se agasalhar bem. Te apruma, pala velho, que este ano eu vou te usar! (rsrsrs)

***

Por falar em pala, me lembrei que já devia ter colocado o meu no sol, para tirar umas impurezas e tirar o cheiro de armário do mesmo.

***

Pala Velho era um grupo buenacho aqui do Rio Grande. Surgiu com sucessos que marcaram uma geração, aquela pré "Tchê Music". Alguns sucessos tocam nos bailes até hoje: "Sou Rio Grande" (Sou do campo, Sou Rio Grande; Sou da terra, sou peão; Sou da lida e tenho origem, da mais pura tradição). Também, uma marca cuja a poesia muito me encanta: "Gaúcho eu sou" (Gaúcho eu sou não importa pra onde vou; Levo sempre comigo as belezas do meu chão; E quem quiser, venha ver como é que é; O Rio Grande te espera, venha tomar um chimarrão). "Orgulho de Gaúcho", também é uma bela canção.

Enfim, pelo que sei encerrou suas atividades. Pena, pois tem história e podia estar tocando por este Rio Grande afora.

***

Minuano e pala parecem atuar em lados opostos. Só parecem. Para mim, andam juntos em torno da tradição gaúcha.

Por aqui comendo uma bergamota e ouvindo a Rádio Campanha. Meu pala velho, que em muito fandango cantou e dançou, que alguma china aquentou, emalou suas franjas e firme e forte voltou. E com rima!

Eita xucrismo!

Boa semana a todos.


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Quando eu pisar naquele palco.

Há alguns dias eu não subo no palco para cantar e tocar um fandango. Isso tem me feito falta, admito para vocês. Não sei se lá no início, nos idos de 2006, quando resolvi me aventurar na música fandangueira gaúcha, eu sonhei em viver de música. Hoje, não tenho esta pretensão, embora seja um profissional ao extremo, quando adentro algum galpão de CTG.

Profissão difícil a de músico. A valorização do artista neste país é simplória e muitas vezes a gente houve: o que mais tu faz da vida? Eu sou músico, Tchê, e isso já é a glorificação da vida de um Taura. Quantos gostariam de ter talento e não tem? Incontáveis de muitos!

Pois a minha profissão é ser advogado. Me dedico a isto e isso é o que quero fazer. Mas não consigo enxergar a música como hobby, ainda que de luxo. No fundo, talvez, melhor seria se eu pudesse fazer as duas coisas com maestria e com o tempo e a dedicação que ambas merecem.

Gosto de compor, também. Meu sonho, enquanto compositor, é voltar ao palco do CTG Rodeio Serrano, em São Chico, para poder defender uma composição minha no Ronco do Bugio, o festival mais autêntico que este Rio Grande pariu. Rimou, inclusive. Ganhar? Minha vitória seria estar naquele palco, cantando uma música minha para minha gente. Mas eu chegarei lá, não tenho dúvidas. 

Quem sabe até, esteja perto. A edição do Ronco do Bugio este ano está confirmada, será entre os dias 05 e 07 de agosto, no local acima descrito. Este ano, haverá uma motivação ainda maior para se aprochegar em São Chico: baile com Os Monarcas, no dia 05 e baile com Os Serranos, dia 06. 

Dúvida acerca da qualidade e do sucesso do evento? Nenhuma!

Vamos "acolherar" as letras, escrever versos em quantia, falando da coisa do campo, resgatando a origem do pago e, quem sabe assim, convencer os jurados que a música em questão está à altura dos grandes que já passaram pelo Ronco.

Pois quando eu por o pé naquele palco, certamente dele nunca mais sairei.

E dê-lhe baixaria, gauchada, costeando versos para este Campeiro abrir o peito e cantar o Rio Grande!

Há alguns dias eu não subo no palco para cantar e tocar um fandango. Isso tem me feito falta. Muita falta.

Abraço e bom final de semana.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Paralelo.

Confesso-lhes que está ficando mais difícil escrever para o BLOG DO CAMPEIRO. Tenho concentrado meu tempo em demandas que me deixam um pouco à margem das coisas que acontecem, inclusive, no gauchismo, em que pese tenha novidades acerca do Ronco do Bugio, mas deixarei para falar somente na sexta-feira.

Aliás, se eu for puxar a história deste espaço, o mês de junho, que marca a metade de cada ano, sempre me encontro num brete de inspiração. Depois, as coisas tomam o rumo e a coisa toma jeito. Espero, sinceramente, que neste corrente 2016 não seja diferente.

***

Pois todos por aqui sabem que sou de São Chico e para lá volto, assim que o tempo se aprumar. Mas gosto bastante do nosso litoral também, inclusive da solidão de um inverno frio, tal qual este que se avizinha.
Daqui uns dias começa mais uma Festa do Peixe, em Tramandaí. Oiga-lê que uma tainha na taquara tem o seu valor.

***

Ando achando o povo brasileiro meio acomodado com o novo governo federal. Não se deixe levar pelas aparências, tem de seguir peleando pois, senão, nada vai mudar. E a coisa continua nos pé da égua.

***

Dias de muito sol, dias bonitos de outono quase inverno. Parece que não tem chuva no horizonte e o frio segue latente. na sexta que passou, em São Chico, pare que caiu neve, embora me pareceu mais chuva congelada. Se continuar nesse ritmo, a neve este ano virá em quantia.

***

Nesse momento, concluo o texto que comecei na segunda e não publiquei. Há poucos minutos foi anunciada a demissão de Dunga do comando técnico da Seleção Brasileira de futebol. Crônica da tragédia anunciada. Perdeu-se dois anos depois daquele fatídico e vergonhoso 7x1 para a Alemanha, em casa e numa Copa do Mundo para agora, dar mais um vexame diante do Peru.

O futebol do Brasil é reflexo da situação do país? Seria o contrário? Acho que é um paralelo. Um paralelo.

Boa semana a todos.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

São Chico segue em festa



Para quem ainda não aproveitou, resta somente mais um final de semana da 20ª Festa do Pinhão, na minha querida São Francisco de Paula.

Aliada às atrações gastronômicas, comerciais e musicais, das quais destaco o show, hoje, da banda gaúcha Fresno, e no domingo de Os Tiranos e das dupla Hugo e Tiago, têm o frio que promete ser intenso com a possibilidade de neve, embora quase que remota.

Contrário da imprensa que promete neve para "entupir" Gramado de neve, eu sou um pouco mais realista e, embora não seja expert em assuntos meteorológicos, me parece que as promessas são muito maiores que a realidade possível. Mas, sonhar não custa nada.

De qualquer sorte, sempre vale a pena subir a serra e sentir o ar mais puro de São Chico.

Faça isso e confesso que não irá se arrepender. Aviso, todavia, que informações dão conta de que a rede hoteleira da cidade não possui mais leitos disponíveis.

A Festa do Pinhão, portanto, será certeza de sucesso!

Bom final de semana a todos. Bom frio. Boa festa.

Abraço fraterno.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Fina flor

Pois parece que o velho inverno de guerra, que nos últimos anos não tem mostrado muito a sua força. agora pretende vir com tudo, para tirar o atraso. Dizem que até a possibilidade de neve para o final de semana há, do verbo haver. 

Cousa de louco, paysano. 

Se continuar assim terei de desemalar o poncho veio castelhano. Ou pensar na possibilidade de aprumar um pala serrano, feito a mão, lá na São Chico, minha terra boa.

Mas, por ora, aguardo a confirmação do intento. 

Pois a neve é a fina flor do inverno serrano. Dará as caras será? O minuano parceiro tremula as franjas do pala já.

***

O Brasil acordou com o pedido de prisão de Eduardo Cunha, José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá, a fina flor da política nacional. sqn#

O pedido partiu do Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

É ver para crer. 

Conforme disse no facebook um amigo, hoje pela manhã, agora veremos se o "STF é macho ou um saco de sabugo".

De qualquer sorte, jamais podemos esquecer do bom e velho princípio da Presunção de Inocência, por mais que seja difícil, como é o caso, imaginar que ele ainda vigore. A lei, afinal, nasceu para todos, embora não pareça. 

***

Muito bonita a 20ª edição da Festa do Pinhão. Quem não foi ainda, aproveite que é só mais um final de semana.

***

Estou procurando um vinho colonial buenacho. Em São Chico tem, mas desta vez não deu tempo de comprar. Se alguém souber de um bom pelas bandas de Novo Hamburgo comenta aí, faz sinal de fumaça, mas, por favor, não me deixe passar este friozito no seco. Hahahaha.

Boa semana a todos. 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

São Chico em festa!


Começa hoje a 20ª edição da Festa do Pinhão, na minha querida São Francisco de Paula, evento este que já caiu nas graças do povo gaúcho, por trazer nossa cultura típica e tradicional. A edição segue junto ao campo do glorioso Clube Atlético Serrano, cuja municipalidade vem chamando de Centro Esportivo Municipal.

Neste ano, atrações de cunho nacional, tal qual as bandas Fresno e Papas da Língua, além do show de Robson Santos, da dupla Rony e Robson (sucesso no início dos anos 1990) que fará um tributo ao saudoso José Rico.

Na linha gaudéria, tem o grande Paulo Siqueira e a expectativa da possibilidade de participação de Adelar Bertussi, Volnei Gomes e Cantando o Rio Grande, Jardel Borba e Brasil de Bombacha e Os Tiranos.

Grande programação e grande festa.

Todos os caminhos nos levam à São Chico!

Bom final de semana a todos.