sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Baile Gaúcho.

Não vai tanto tempo assim, queria me encontrar nos finais de semana bastava ver a agenda de bailes da região. Certa feita, cheguei a visitar quatro CTG's na mesma noite, cada um com um baile diferente. Mas isso já faz um bom tempo, pensando bem. Com o passar dos dias arrefeci um pouco o meu ímpeto baileiro.

Há mais de um ano também não subo a um palco. Isso não me preocupa ou me entristece, afinal, muitos momentos felizes já passei em cima do mesmo e outros haverei de viver, afinal, tudo tem seu tempo. Mas saudade, obviamente, sinto a cada vez que escuto uma música nova e me imagino cantando para o povo dançar. A única certeza que dou é que logo novidades haverão de surgir.

Muito do nosso tradicionalismo passa pelos fandangos. A gente gaúcha se anima e demonstra o amor pela tradição pelos bailes da vida. É a oportunidade de dançar, ouvir boa música e manter viva as coisas que glorificam o Rio Grande.

Me parece que os CTG's estão mais acanhados este ano no tocante aos bailes. A tal crise pode ser um fator sim, mas também é o termo utilizado como desculpa para Patrões não movimentarem seus galpões. Assim, nos resta divulgar o que temos pela região, para que toda a gauchada possa vir a curtir e dançar um pouco no tranco fandangueiro.

Em Estância Velha, no CTG Gaudérios da Saudade, hoje tem fandango com o Grupo Musical Cordiona, o grupo do Porca Véia. Não se sabe se terá a participação do gaiteiro que, dias atrás, voltou a subir ao palco para uma "canja" junto com seu conjunto.

No CTG Galpão Sentinela do Pago, em Sapiranga, tem a Sexta Gaúcha com Walther Morais e grupo Criado em Galpão. Será no CTG pois o amigo Márcio Rosa tem enfrentado alguns perrengues com PPCI da Sociedade 7 de Setembro. Menos mal que o evento sairá, aproveitando a boa relação do amigo Márcio para com a comunidade de Saíranga.

Dois bons bailes para dançar e aproveitar o que a nossa cultura oferece.

Já chega de aguaceiro, concordam?

Abraço e bom final de semana a todos.

Nenhum comentário: