segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A vaca vai pro brejo

Daqui há 20 (vinte) dias um novo pleito eleitoral municipal será realizado e, pela primeira vez em mais de 20 (vinte) anos, vejo uma eleição tão devagar. Impressionante, mas esta corrida às prefeituras está igual café morno, afinal, até se encara, mas não desce do melhor jeito e se acomoda mal no estômago.

Em ebulição numa projeção nacional, a política tem causado desconforto entre a população, descrente de que melhores dias possam vir e que a política, tal qual uma fênix, possa ressurgir das cinzas criando um cenário de ética e transparência, ao invés de negociatas e disputa, exclusiva, pelo poder.

No campo estadual, a falta de qualidade na governança local também coloca em xeque a boa vontade do povo para com as prometidas mudanças, vindouras a cada quatro anos, que não passam de promessas vazias e eleitoreiras.

Já os municípios estão falidos, sem dinheiro, sendo que falta esperança mesmo de que algo possa ser feito, já que não tem muito onde se buscar recursos.

E por falar em dinheiro, chego ao ponto nevrálgico deste texto de hoje: a falta dele, por óbvio. Sim, as campanhas estão devagar quase parando em razão da cristalina falta de dinheiro. Campanhas bonitas e vistosas de outrora, deram lugar a movimentos franciscanos e meia dúzia de caraminguás. Ou faz santinho ou faz bandeira. Não tem dinheiro para os dois. Música de campanha virou um festival de paródias, esculhambando as composições, convenhamos.

Já viu a quantidade de caminhada, ao invés da antiga e tradicional passeata? Não tem grana para a gasolina! Político nunca caminhou tanto na vida atrás de voto; talvez, assim, enxerguem os problemas das suas cidades e, finalmente, resolvam fazer algo de bom para as comunidades.

Nunca foi tão divertido ver uma campanha política. Nunca foi tão desanimador ver uma campanha política. Tudo ao mesmo tempo.

A impressão que fica é que passado o tsunami de campanhas milionárias feita por marqueteiros de qualidade e preço indiscutíveis, o que restou foi um cenário devastador.

É dura a realidade da política no Brasil. Esta que, ao fim e ao cabo, nada mais faz do que refletir a condição da nossa sociedade como um todo.

É tem vaca indo pro brejo em tudo que é lugar.

Boa semana a todos.  

Nenhum comentário: