quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Acabrunhado, mas seguindo a vida.

Me parece que era um belo sábado de sol, há exatos 20 (vinte) anos. Naquele dia subi no ônibus e fiz o caminho definitivo para a minha nova morada: deixava a minha São Francisco de Paula para desbravar outra querência, Novo Hamburgo.

Não posso, contudo, dizer que deixei São Chico triste. Triste lá ficaram os que eu deixei e lamentaram a minha partida. Principalmente os avós. Não, eu não estava triste, afinal, como um guri que era, imaginava uma nova vida e que eu seria muito "mais importante" se eu passasse a referir que morava numa cidade grande e não no meu pequeno berço de origem.

Pouco tempo depois, e garanto que não demorou muito, a saudade de casa, a minha verdadeira, começou a bater. Desde então, passados exatos 20 (vinte) anos, não tem um dia sequer que eu não deixe de lembrar que no dia 3 de agosto de 1996 eu saía de São Chico vindo embora para Novo Hamburgo.

Nostalgia não é uma palavra que eu possa usar com garbo entono neste momento, afinal, em Novo Hamburgo, de fato, fixei minha vida, conheci a minha esposa e foi onde nasceu o meu filho. Devo bastante coisa, portanto, para Novo Hamburgo. Tanto que aqui fixei residência e me estabeleci profissionalmente.

Com o tempo, parei de culpar o mês de agosto pela minha saída de São Chico. Muita coisa boa aconteceu em agosto: o mês da minha formatura, o mês do meu casamento o mês que nasceu o Bernardo, o maior presente que a vida me deu até este momento que vos escrevo. 

Com este mesmo tempo aprendi que a vida é assim mesmo. Um perde e ganha a cada dia que passa. Não se pode, ao fim e ao cabo, querer ser dono de tudo. Perdi uma relação enraizada com São Francisco de Paula, mas ganhei uma família linda, outros tantos amigos e pessoas que me respeitam e me querem bem.

A bem da verdade, nunca deixarei São Chico. Aquilo é parte de mim e sempre será. Quando posso apruma as malas, encilho o pingo (o moderno, aquele com motor e quatro rodas - risos) e boleio a perna para o seio da minha gente. Depois de amanhã mesmo estarei por lá, vendo a gaita serrana gaúcha roncar mais forte. Sou um eleitor de São Chico. Lá votei pela primeira vez e ainda não tomei coragem de mudar. Talvez seja preciso, afinal, minha morada já não é mais São Chico.

São Chico nunca sairá de mim e eu nunca abandonarei São Chico. Com maestria, os Irmãos Bertussi, na magistral obra "São Chico é Terra Boa", definiram:

"Quando estou longe dos pagos, a saudade é de matar
  Eu me sinto acabrunhado, com vontade de voltar.
  O serrano é um homem triste, vivendo em outra terra
  O serrano só morre feliz, morrendo em cima da serra."

Sempre acabrunhado, mas seguindo a vida por diante.

São Chico, que saudade!

Abraço a todos.

Novo Hamburgo, 03 de agosto de 2016.

PS.: Outra marca especial na minha vida hoje se consubstancia. Este é o texto número 800 do BLOG DO CAMPEIRO. Muito obrigado a todos!!

Nenhum comentário: